Em Portugal, país de fraca ou de inexistente produção de óperas até ao século XXI, eis que alguém se lembra de contrariar a tradição. E Como? Lentamente habituando o público a digerir horas de exibição de um tal espectáculo megalómano,completo, unificador das artes do teatro e da música?? Não ... A solução encontrada para o pretexto de tentar ressuscitar o género passou por IMPOR O GÉNERO DE QUALQUER FORMA.
Muito bem, assim de certeza a ópera vai vingar.Realmente temos uma produção e uma tradição musical muito completa em que o português comum vai frequentemente a concertos de música erudita e é perfeitamente capaz de ouvir trechos musicais com mais de 3 minutos de duração... sim sim.... ( mereçe mesmo 4 pontos de reticências....)
A partir deste pressuposto surge-nos uma epifania de sua EXCELÊNCIA/sANTIDADE: eMMMMMMMANUEL nUNES a estrear uma ópera de 6 horas em directo para todos os teatros do pais, variadíssimos concursos de composição com o objectivo de compor Ópera. Sim senhor, é isso mesmo que faz falta....
Mas cuidado!!!!!!!!!!!! Como estamos em contenção há já umas decadazinhas, é preciso ter cuidado com o dinheiro: Os encomendadores de tais operas são prudentes : Meu Caro compositor, queremos muito uma grandiosa ópera!!!!!! .... mas por favor ...
não escreva para muira gente... sabe... é que só podemos pagar a 4 músicos ,os trombones estão fora de questão, as harpas não temos ninguém para as carregar e os cantores profissionais estão todos a fazer digressões. Por isso você mesmo tem de arranjar músicos... ah ! é verdade, a soprano pede para não escrever nada acima do lá (linha suplementar) porque lhe dá cócegas na laringe e as sílabas tónicas se não forem todas no tempo forte ela não as percebe, já agora ... os compassos 3 por 8 são muito confusos. Não vale apena escrever para viola que não podemos arranjar, o piano... não nos responsabilizamos pelo transpotre, já agora, a peça não pode ter uma duração maior do que 14 minutos pois a seguir da ópera teremos um espectáculo com os xutos e pontapés no mesmo local, aliás, pedimos que não escreva dinâmicas acima de Pianíssimo pois irá decorrer uma conferência na saula ao lado enquanto decorrer o concerto e não queremos incomodar. Também não poderemos pagar mais do que 34 cópias de pautas e pediamos que tirasse vocé mesmo as partes dos instrumentistas.
O Libreto tem de ser baseado numa história típicamente portuguesa!!!!! Mas tenha atenção ao seguinte facto: só poderemos contactar elementos estrangeiros pois o espectáculo é dirigido ao director do teatro de Helsinquia a quem nós pagamos a passagem e não percebe uma palavra de Português. Não se esqueça de passar já o recibo verde amanhã para daqui um ano receber os 50 euros, sem despesas, depois de ter feito o seu irs. Os ensaios terá de os marcar, não temos sala disponível até à hora do concerto. È um enorme privilégio para si contar com esta oferta tão generosa, PARABÉNS!!!!!!!!!!!
...
1 comment:
Daqui fala sua excelência, o sucessor legítimo de Pierre Boulez, o grande Nunes.
Eu queria apenas dizer que discordo e que concordo em absoluto com este artigo. As óperas têm de ter a duração de 4327874658634856324657263456345734658734265634568346543658364q8563487563487658374658 dias, não deverá conter semínimas ou colcheias nem figurações regulares, os compassos deverão alternar em qualquer coisa por 16 o por 42395946329(ex: 7/458676; 1/8; 3/16)o acorde perfeito é obra do demónio.
Post a Comment