Followers

Total Pageviews

Wednesday, February 20, 2008

agora a sério...

A ministra da Educação acusou o Conservatório de Lisboa de «arrogância» na forma como tem contestado a reforma do ensino artístico e garantiu que o Governo não quer o desemprego dos professores de música, escreve a Lusa.

«Não queremos o desemprego dos professores de música. Pelo contrário, o País precisa de mais profissionais e de mais professores de música, e é esse o caminho do trabalho que estamos a fazer», referiu Maria de Lurdes Rodrigues. Logo após ter feito esta declaração a ministra Maria de Lurdes Rodrigues tirou da sua mala um papel todo dobradinho cujo conteudo tinha os numeros de telefone de centenas de pedreiros e outros trolhas desempregados cuja formação académica tinha compatibilidades, por exemplo,com os instrumentistas de percussão visto que estavam habituados a dar marteladas em pregos e assim.... Estas são as alternativas para aumentar o número de profs.

«Estamos a defender esta casa»
PSD contesta reforma do ensino artístico (eles contestariam qualquer que fosse a frase que o ps arrotasse, mesmo sem saber o seu conteúdo)

A ministra acrescentou que a contestação de alunos, pais e professores da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, reflecte «uma resistência muito profunda à mudança (vai-se lá saber porquê?´ talvez... só talvez, haja a hipótese...remota de... SER A PIOR MUDANÇA QUE SE PODIA FAZER!!!!!!!!!!!!!!!???????!!!?!?!?!?!)(...) talvez porque a mudança » e também a «arrogância» de quem pensa que o trabalho que está a desenvolver «está muito bem feito». não será muito bem feito, mas pelo menos para lá caminhava, agora com esta medida (bem mal feita, diga-se... ) jamais poderá ter hipóteses...

«A história e a memória não justificam o trabalho que fazemos hoje. Temos que fazer o nosso trabalho e não viver do trabalho que os outros fizeram no passado» (olha quem fala...), referiu.

Alunos, pais e professores do Conservatório de Lisboa têm-se manifestado publicamente para exigir a manutenção das iniciações musicais, bem como dos regimes supletivo e articulado, que permitem ao aluno ter formação especializada no conservatório e formação geral noutra escola. (espera lá... alunos, professores, pais... MAS AFINAL QUEM É QUE APOIA A OPINIÃO DA MINISTRA???????

Maria de Lurdes Rodrigues lembrou que o regime supletivo é «excepcional» e que é preciso fazer prevalecer o regime normal de funcionamento, a exemplo do que já acontece em escolas de profissionais de música e do que estão a preparar vários outros conservatórios no País. (eu devo ter sido um aluno do suplectivo mesmo excepcional, de facto... eu e mais MILHARES DE MÚSICOS que HOJE EM DIA SÃO PROFISSIONAIS DE MÚSICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

Sublinhou que a mudança proposta «não é radical» (QUE IDEIA!!!!!!!!!!!!!!!) e, em jeito de recado ao Conservatório de Lisboa, referiu que «as reformas não se fazem na rua mas sim no gabinete». (sim... e por pessoas que nada têm a ver com o assunto... é como nós músicos tomarmos decisões políticas no ramo da engenharia genética e da física quântica...)

Acusou ainda o Conservatório de Lisboa de «quebrar as regras de confiança e de lealdade» neste processo de reforma, ao afirmar «na praça pública coisas que o Ministério nunca disse». (nunca disse mas gostaria de dizer, ou então nunca disse porque tem medo que a opinião pública saiba...)

«Não é verdade que o Ministério tenha dito que acabará a iniciação e que a iniciação passava a ser as actividades de enriquecimento curricular», garantiu a ministra, afirmando ainda que nunca impôs que a mudança do regime de funcionamento acontecesse já no próximo ano. (exacto nunca disse nunca fez... e nunca voltará atrás quando o fizer... assim se revela a verdadeira "arrogância")

propostas da ministra Maria de Lurdes Rodrigues

O enviado especial do Bisonte Agrário descobriu em primeira mão as propostas de sua excelência Maria de Lurdes Rodrigues, referentes ao novo ensino da música:

Em relação à disciplina de formação musical a proposta da ministra é de substituir esta designação: " Formação" por outra bem mais apropriada : " desfloração"

A ministra também terá ficado chocada com o facto desta disciplina estar " envolvida" com 12 notas da escala, o que tem custos para o estado. Sendo assim, MLR decidiu que apenas se irá ensinar as 7 notas da escala diatónica que serão as indispensáveis para a aprendizagem da harmonia básica do género de repertório pimba. Consequentemente serão ensinadas apenas 3 funções: tónica, subdominante e dominante.Deste modo irão ser poupadas 34 horas anuais referentes ao estudo das alterações cromáticas, de modos transpostos e de outras funções tonais que são perfeitamente dispensáveis à formação dos jovens músicos. Resumindo: apenas serão contempladas as tonalidades de dó Maior e la menor (versão modal, sem sensivel).

Ritmicamente também vai haver alterações sendo que as figuras mais curtas serão apenas leccionadas no último grau (entenda-se semi-colcheias! figuras mais curtas que estas apenas serão leccionadas no ensino superior de acordo com uma quota mensal de 38475329745972394752734897 euros por cada fusa ou semi-fusa utilizada ou solfejada).

As aulas desta disciplina serão pagas num sistema pré-pagamento. Vão ser instaladas máquinas com leitura de cartões magnéticos que devem ser carregados com um mínimo de 34875236475632746532645327645873274 horas da discíplina, mais a propina mensal de 348758732405237486972940895682762384765273'4623'4768952734'562893476827386974256892475869723489689275 euros. Os professores de formação musical deverão também ser responsáveis pelo transporte dos alunos para as suas casas, pelas cantinas, deverão também ter funções de auxiliares da educação e deverão ter formação de pedreiros e carpinteiros no caso de alguma falha na estrutura das instalações.

Tuesday, February 19, 2008

novas políticas: uma nova escola!

Ao Bisonte agrário chegaram várias novas medidas do executivo, referentes ao novo ensino da música. A Ministra Maria de Lurdes Rodrigues fez saber que a música tem de ser democratizada! Todos têm de ter acesso a ela. E como a senhora é um exemplo de cultura musical e de grande vocação e visão sobre esta área tem alguns planos:

- Como há muito poucas harpas e harpistas, a senhora ministra tomou a decisão de promover este instrumento tão peculiar e singular. A partir de agora... a guitarra acústica passa-se a chamar harpa. Desta forma, como há mais guitarras e a bons preços, mais alunos podem exprimentar o instrumento. Também há mais "artistas da viola" disponíveis para leccionar.

- Quem quiser aprender a arte de violino tem à sua disposição, os cds de André Rieu ( com dobragem em Português) para os mais pequeninos (a partir de 10 anos, claro). Para fazer em casa um método suzuki improvisado. Assim os pais passam a ter o nome oficial de "professor de música". Desta forma irá constar nas estatísticas um número imenso de professores de música para o País poder chegar à conclusão de que há uma grande produção artística.

_ Seguindo esta lógica os artistas "Pimbas" vão ser promovidos a músicos diplomados ( pelo correio) e vão constar em todos os manuais de História da música que vão ser distribuidos nas aulas de educação física em forma de papel de jornal reciclado, óbviamente. Assim também se preenche mais algumas páginas ede criadores de música em Portugal. No futuro, quem sabe, poderemos ter tantos nomes como na alemanha ou na Áustria.

-Como se sabe, o ministério quer que as aulas de instrumento sejam colectivas, isto é , um professor para 30 alunos com contrabaixos ( por exemplo). O Bisonte descobriu que a ministra vai aperfeiçoar esta nova regra:
Por exemplo, os professores de contrabaixo, violoncelo, guitarra baixo e todos os instrumentos que fazem "plum plum plum" vão dar uma aula de 37 minutos (com intervalo) a 5609705867098456087095869 alunos dos diversos "plums" ao mesmo tempo!
Desta forma teremos muitos mais jovens com formação nesta área para poder formar no futuro mais boysbands e girlsbands.
- Haverá também cadeiras com formação específica para novelas no formato morangos com açucar e chiquititas (mas esta terá uma propina mensal de 958624935627462945673256289746234896928476728934689274586972489689258693759 euros)

COmo há poucas orquestras no país e a ministra quer resolver este problema atempadamente, as existentes deixarão de existir. Para o seu lugar a ministra já arranjou uns sintetizadores catitas para acompanharem a Adelaide ferreira e o Rui Veloso nas galas da tvi e nos festivais da canção.

- Também os sintetizadores vão mudar de nome para Orquestra, havendo variantes entre os modelos Korg (orquestra de câmara) e os modelos Yamaha ( Orquestra sinfónica)
Os orgãos da igreja vão ser vendidos à peça, para pagar os custos das obras dos túneis de lisboa e do novo mundial de futebol que se preparam para fazer.

- Finalmente, Os vários cursos de música passarão a um só. Vão passar a ter a seguinte designação: "curso de música"

Wednesday, February 13, 2008

novo ensino da musica



A Comitiva do Bisonte encontrou a gravação da reunião da sra Ministra Maria de Lurdes com mais outros tipos sobre o novo ensino da música(ainda a medida não tinha sido fatalizada). Aqui vai uma transcrição dos diálogos:

Ministra Maria de Lurdes Rodrigues:

- Epá, temos de cortar em mais alguma coisa pá! Precisamos de dinheiro pra estádios, para aeroportos milionários e para umas corrupçõzinhas pá. Em quem é que vamos bater agora?
Zé das Sarjetas- Pá, não sei, não estou a ver que mais se possa fazer... já foram hospitais, escolas, fábricas... também reduzimos pessoal nos bombeiros e noutros serviços, Ah e maternidades... até bancos... e principalmente na cultura, mandamos os bailarinos da gulbenkian para casa.

Ministra- MLR- A propósito de cultura e dessas cenas, Já não aguento mais a minha filha com aquelas suas conversas sobre música e tal, e depois o dinheiro que gasta em cds e livros sobre o assunto! Não aguento mais e até já sei em que é que vamos cortar!
Ze- Nos audis e nos motoristas?
MLR- CLARO QUE NÃO!!! Estás a brincar não?
Zé- eehehe! claro, eu também sou motorista nas horas livres...
MLR- Vamos cortar na música, para que é que é preciso escolas de música???? Ó Tony, tu alguma vez tiveste aulas disso?
Tony Carreira- eu? aulas de quê ???yço não ce encina. O Toy é que paresse que foy acystyr a uma sena deças e sayu de lá falando de aljerbras ou sey lá o quê. Dyzya que a musyka era o 3 por 4 e o 6 por 3, 6 por 3 aynda lá vay que são 2 agora 3 por 4???? Também ouvy dyzer que o jorje pálema teve lá mas arrependeu-se pork se tynha de ler pautas e não se podya beber ao mesmo tempe.

MRL- Pois , bem me parecia!!! estes aldrabões, a desperdiçarem dinheiro!!!! e depois não conheço nenhum musico formado nessas escolas, até aquele Vitorino estudou no estrangeiro.
Zé- mas olhe que isso fechar assim de um momento pro outro...
MRL- Não! eu sei muito bem o que vou fazer. Temos de reduzir drásticamente o nºde alunos e a curto prazo. Se querem aprender vão lá prós idolos ou pra familia superstar e pro dança comigo ou sei lá o quê que não são melhores que os outros!!!!!!!!!!!!!
Zé- ouvi dizer que eles no conservatório dão aulas individuais com instrumentozinhos!!!!!!
MLR- O QUÊ????????? isto não pode ser, ai não que não!!!! turmas de 18 como no resto e os manuais vão ter de os pagar.
Ze- Mas pelo menos não tem cantinas
MLR- pois, é menos uma despesa, também era o que faltava ir práli tocar e cantar e ainda ter refeição!
Se querem ser profissionais dessa coisa terão de optar aos 10 anos e a pagar, claro! Quero ver quais são os pais que vão deixar os filhos enveredar por esse caminho.. ehe!!!!
A Comitiva do Bisonte também tem em sua posse outras gravações de outras medidas que o governo está prestes a tomar, estas serão apenas algumas delas:
1-Fecho das igrejas matriz de todas as freguesias ( só haverá um padre por distrito e não fará visitas ao domicílio, casamentos só em grupos de 12 casais ao mesmo tempo)

2-Fecho de farmácias por razões ambientais (para impedir a poluição de recipientes e frascos de medicamentos desperdiçados)

3-Fecho de ruas, avenidas e fecho de marinas
4- Fecho de passeios (redução de nº de passeios para poupar na pedra da calçada, consequentemente irão ser despedidos 23676376763279 calceteiros sem direito a reforma)
5- Fecho das reformas
6- redução do número de semáforos por sser considerado poluição visual
7- redução do nº de passadeiras (já está em vigor a sua NÃO manutenção com vista a reduzir a quantidade de tóxicos gerados pelas tintas)
8- terminam também as horas de almoço e os novos horários de trabalho que entram em vigor serão: 05,23 até 04.23
9- a idade da reforma passa a ser de 79 anos ou 56 anos de serviço, e para o fazer têm de ter um atestado médico num médico particular no estrangeiro.Esse atestado deve ser efectuado entre 25 de dezembro e 1 de janeiro.

10- os pedintes na rua tem de passar recibo verde e apresentar contas todos os meses. Se não o fizerem têm de pagar 34258684573264562346856234765326456328476 euros por mês à seg. social mais juros.

Fecho da electricidade e de água a partir das 23. 55 até Às 07.02 (para evitar gastos desnecessários) mas o cliente continua a pagar a utilização nessas horas mais as taxas do serviço dos funcionários que cortam a água e luz.

11- fecho das casas particulares
fecho dos restaurantes e cafés

12-Fecho dos fechos- Será proibido fechar qualquer coisa sem autorização de um juiz e mais um atestado médico para esse efeito que só se pode fazer em Miranda do Douro nos meses de dezembro e janeiro.
Em contrapartida o governo propõe mais jogos de futebol e mais estádios de norte a sul , cada um com um aeroporto e uma ligação directa ao tgv; computadores portáteis para cada adepto de um clube estrangeiro. Nas televisões serão também transmitidos jogos de campeonatos estrangeiros como a liga do Quênia; Campeonato Bolíviano; A taça de Singapura e os jogos amigáveis dos clubes do planeta Craziliowskinyy. Como momento cultural teremos após os jogos, os momentos em directo dos casos do Cristiano Ronaldo e as suas namoradinhas, os seus passos de dança e as suas canções.

Que sortudos que nós(Portugueses)somos por ter uns governantes tão preocupados com o nosso bem-estar! Realmente é só boas notícas para o nosso futuro na Europa. Bravo!

Friday, February 8, 2008

Ganda Agamemnon!!!

Atreu, o pai de Agamémnon, foi assassinado por Egisto, que se apoderou do trono de Argos e governou juntamente com o seu pai Tiestes. Neste tempo, Agamenon e Menelau procuraram refúgio em Esparta. Contrairam matrimónio com as princesas espartanas Clitemnestra e Helena. Agamenon e Clitemnestra tiveram quatro filhos. Um dels chamou-se Orestes . Menelau herdou o trono de Esparta, enquanto Agamémnon, com a ajuda do irmão, expulsou Egisto e Tiestes para recuperar o reino do seu pai tornando-se mais tarde o rei mais poderoso da Grécia.
Mas os antecedentes da sua famiia tinham gravado violação, assassínio, incesto, e traição, o que trouxe consequências.

Com o rapto de Helena, Agamémnon decidiu atacar Tróia. Prepararou-se para partir e chefiar. Durante a luta, Agamémnon matou Antifo. Conduziu o exército grego na batalha. Ele próprio lutou, e realizou muitos feitos heróicos, até ser ferido e ser forçado a voltar para a sua tenda. A sua falha principal era a sua arrogância vaidosa.


Agamémnon,no seu regresso, foi traiçoeiramente morto, assassinado pela esposa sozinho no banho. O seu assassínio foi vingado pelo seu filho Orestes (possivelmente com a ajuda de Electra.